RH da MPD é a primeira brasileira a ganhar a certificação FourSight
Ferramenta baseada em pesquisas e avaliações ajuda colaboradores a solucionar problemas e aprimorar habilidades de liderança.
Lúcia Meili, diretora de RH da MPD, construtora e incorporadora de Alphaville, foi a primeira brasileira a receber a certificação do FourSight - ferramenta indicada para introduzir iniciativas de inovação na empresa, reduzir conflitos, aumentar o desempenho, promover o pensamento crítico e criativo e afiar habilidades de liderança. O questionamento principal da avaliação é “Qual é o perfil do seu pensamento?” e, através de perguntas simples, a pessoa descobre qual é a sua preferência na hora de enfrentar uma nova situação, que pode se encaixar nos perfis: clarificador, ideador, desenvolvedor e implementador.
Segundo a diretora de RH da MPD, a ferramenta é baseada em pesquisas e avaliações para ajudar pessoas, equipes e organizações a transformar a maneira como trabalham em conjunto resolvendo problemas. A partir do momento que cada um compreende a forma diferente de pensar do outro, e a importância dessa diversidade para o sucesso da equipe, diminui o conflito e aumenta a eficácia. “Há mais de dez anos recebi um convite para um grupo de trabalho nos Estados Unidos e eles precisavam de pessoas que pudessem traduzir o material para o português. Fui treinada e traduzi o material para nossa língua”, conta Lúcia. “A ferramenta é uma pesquisa sobre o estilo das pessoas frente a uma situação inovadora, como elas usam a criatividade para resolver problemas. Estou muito orgulhosa de ser a primeira brasileira a receber o certificado, espero que mais pessoas o recebam para utilizar esse instrumento novo no Brasil, que tem muito potencial”.
Na MPD, a avaliação já é feita pela Lúcia com os funcionários e colaboradores, e Vivian Wertheimer, gerente de marketing da MPD, comenta a experiência: “Fiz a avaliação e achei que foi bastante válida para o meu autoconhecimento, tanto pessoal quanto profissional, porque eu pude aprimorar as minhas características positivas e trabalhar as que precisam ser desenvolvidas. O resultado tem me ajudado muito na hora de tomar decisões e na solução de problemas”, afirma Vivian.
A ferramenta foi desenvolvida por Gerard Puccio e Blair Miller, dois professores da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, baseada no processo criativo de solução de problemas, metodologia criada há mais de 60 anos pelo inventor do brainstorming Alex Osborn.
Pela constante valorização de sua equipe, a empresa já foi reconhecida duas vezes com o Prêmio Valor Carreira como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas e três vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S.A.
Nenhum comentário: